Skip to main content

6 Motivos para ser a favor da privatização de bancos e empresas estatais

A mentalidade Anti-privatização ou estatista sempre dominou e quem ousa defender privatizações é repudiado com violência verbal e física. No entanto, é curioso que os brasileiros não percebam que é justamente o Estado o causador dos piores males que nossa sociedade sofre, desde a corrupção até a carga tributária que nos tornam escravos. Não basta a mídia divulgar inúmeras fraudes nas quais as empresas e bancos estatais estão envolvidos, as pessoas continuam a defender a existência dessas entidades governamentais. Então vamos lá, quais os principais motivos para apoiar a privatização?

1- Livre-concorrência, preços baixos e mais empregos:
Quanto mais empresas concorrendo mais os preços caem e melhor se tornam os produtos. Não adianta simplesmente privatizar, a chave do sucesso do capitalismo é a livre concorrência. Quanto mais empresas, mais empregos disponíveis aos brasileiros.

2- Nepotismo:
Uma vez no poder de um banco ou de uma empresa estatal, o detentor desse poder fará de tudo para alimentar toda sua família e amigos. Não generalizo, mas isso acontece e muito!

3- Fisiologismo:
Quando o banco ou empresa pertence ao governo, o político tem fácil acesso a estes e usa esta permissão para favorecer seus “amigos” ou dar privilégios para alguma empresa. Funciona como uma troca de favores.

4- Greves:
Os funcionários públicos paralisam as atividades e a população fica sem receber os serviços o Estado se responsabilizou em oferecer. Já parou para pensar no efeito de uma greve no transporte público, nos bancos ou nos correios? Não precisa pensar né, você é um dos lesados nessa brincadeira.

5- Déficits e impostos:
Déficit é um saldo econômico negativo e quem paga por ele somos nós através dos impostos. Lembrem-se: o prejuízo no privado não é socializado como nas empresas estatais.

6- Punição por péssimos serviços:
Além de ser mais fácil demitir um funcionário problemático e contra producente sabemos também que é mais fácil processar uma empresa privada do que processar o governo. Pertence ao senso comum as pessoas sentirem raiva de empresas, por isso é tão fácil processá-las. Já o governo, quem consegue vencer um processo contra o governo?

Quanto mais Estado mais corrupção, afinal não é à toa que os países mais liberais na economia são também os menos corruptos!

Lula-petrobras-agência-brasil


Rodolfo Gatti

Músico, produtor independente e organizador pela Unplugged Label, escritor, criador da personagem “Capitalista Morena”, Coordenador do Grupo de Estudos Dragão Verde, estudante de ciências econômicas, Coordenador Local dos Estudantes pela Liberdade e amante de filmes, séries e animes. Escreve para o blog John Galt Online quinzenalmente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: